Não termina com a compra....

Quando recebe os cuidados adequados, um tapete com nós tecidos à mão pode durar gerações e envelhecerá maravilhosamente, quase com melhor aspecto do que quando o adquiriu.

 

Base antiderrapante

Considere a utilização de uma base antiderrapante protetora para fixar o tapete na devida posição e evitar que deslize. Pense nessa possibilidade como a base para o seu tapete, como uma proteção básica que não se destina apenas a prevenir acidentes, mas também protege o seu tapete de desgaste desnecessário.

 

Depressões

Se colocar móveis em cima do tapete, use protetores nos pés e recorde que deve mover os móveis alguns centímetros a cada poucos meses para evitar a formação de depressões permanentes no pelo do tapete. Ao mover a mobília, podem ficar evidentes algumas depressões, mas com um pouco de paciência devem desaparecer por si próprias em poucos dias. A lã tem tendência natural para recuperar a sua forma e pode observar-se que as marcas vão ficando cada vez menores antes de desaparecerem gradualmente. Se as marcas forem persistentes, pode tentar acelerar o processo humedecendo um pano branco em água fria e estendendo-o sobre a zona afetada. De seguida, passe cuidadosamente com um ferro de engomar aquecido algumas vezes sobre o pano e sempre na direção do pelo.

 

Aspiração

Mantenha o seu tapete limpo, aspirando-o regularmente. Tenha sempre muito cuidado com as franjas e evite aspirá-las. As franjas são extensões dos fios de urdidura e, se forem aspiradas, existe o risco de se desfazerem e danificarem o tapete.

É recomendado aspirar o tapete uma vez por semana e não mais do que duas vezes se o tapete estiver em zonas de movimento intenso ou se for considerado necessário. Todas as partículas de areia e sujidade que não forem aspiradas são como uma lixa que fica presa no pelo do tapete e que lentamente descem até à urdidura, onde começam a friccionar e a desgastar os nós. 

Ao aspirar, certifique-se de que aspira sempre na direção do pelo. Se não tiver a certeza, alise o pelo do tapete com a mão, como se estivesse a acariciar um animal doméstico. Se sentir suavidade e combinar e alisar as fibras, esta é a direção certa. Se sentir resistência, significa que essa é a direção incorreta do pelo.

 

Felpar

Quando pegar no seu tapete pela primeira vez, pode notar que se soltam alguns felpos. Não se trata de motivo de preocupação, porque isso não é sinal de tapete com defeito ou de qualidade inferior. A penugem que se observa é, na verdade, excesso de fibras de lã que foram capturadas e ficaram presas no pelo do tapete durante a produção, no momento em que o pelo foi aparado para a altura correta. Essas fibras estão agora a subir e a sair do pelo do tapete. É um processo natural e, com alguma paciência e através da aspiração, vai parando gradualmente a sua libertação. Se deseja acelerar o processo, pode aspirar o tapete com um pouco mais de frequência, sempre na direção do pelo, mas certifique-se de que não aspira excessivamente, pois isso só causará desgaste desnecessário no tapete. 

 

Limpeza

Se limpar regularmente e cuidar adequadamente do seu tapete com nós tecidos à mão, não será necessário qualquer limpeza adicional durante largo tempo.

Se o seu tapete começar a parecer sujo, pode querer limpá-lo profissionalmente. No entanto, em média, sugerimos que isso seja feito a cada 3 - 5 anos, dependendo da aparência.

Certifique-se de que recorre sempre a um profissional qualificado e experiente, especializado em limpeza de tapetes tecidos à mão.



Nódoas

A regra número um é atuar rapidamente. Se deixar secar uma nódoa, há sempre uma possibilidade de o dano não ser completamente revertido.

Com cuidado, recolhas os resíduos sólidos com uma colher e seque os líquidos imediatamente após a ocorrência do derrame. Absorva o máximo de líquido possível com um pano branco húmido ou uma toalha de papel e uma pequena quantidade de sabão neutro. Nunca use produtos químicos ou detergentes em tapetes com nós tecidos à mão. Os detergentes geralmente contêm tensioativos agressivos que podem atacar as fibras da lã e a cor. Também podem remover a gordura das fibras de lã e, assim, remover a camada protetora natural do tapete.

Limpe com cuidado, sem esfregar a zona, caso contrário, pode espalhar a nódoa mais profundamente no tapete e arrisca estragar as fibras ou permitir que o derrame penetre no tapete e atinja o chão.

Sempre comece do lado exterior da nódoa e vá avançando para dentro, passando um pouco de água morna e termine com um pano seco.

Se a nódoa persistir, contacte um profissional de limpeza de tapetes para obter aconselhamento e nunca tente usar um dissolvente de nódoas que não seja especificamente apropriado para tapetes com nós tecidos à mão e para os materiais que os compõem (lã, seda e/ou algodão).

Para obter aconselhamento mais específico sobre os diferentes tipos de nódoas, continue a leitura.

 

 

Copyright © 2021 Carpet Avenue GmbH. Todos os direitos reservados.