A cidade sagrada de Qom fica a aproximadamente 100 km ao sul de Teerão. Embora a produção de carpetes só tenha começado aqui há cerca de 100 anos, os tapetes Qom são considerados alguns dos exemplos mais impressionantes e altamente valorizados do artesanato persa no mundo.
Os tapetes fabricados em Qom são todos feitos apenas com as melhores matérias-primas disponíveis. A seda Qom é considerada uma das mais finas do mundo e a lã usada é conhecida como lã de kork, uma lã particularmente brilhante de alta qualidade e com maior teor de gordura, cortada no pescoço do cordeiro.
Os tapetes são inteiramente compostos por uma pilha de seda natural e urdidura (às vezes com uma pilha dupla de seda) ou apresentam uma pilha fina de lã de cortiça, às vezes até com detalhes de seda intricados.
Os fios da seda usada são extremamente finos, o que permite que os tecelões usem uma técnica de tecelagem mais fina, resultando em tapetes com uma densidade de nó muito alta e desenhos detalhados e intrincados. Os tapetes Qom têm um estilo de assinatura muito distinto e retratam uma rica variedade de designs, apresentando desde paisagens idílicas a medalhões florais estilizados, velhas cenas de caça persas, eventos históricos, imagens de leões alados, dragões, pássaros e tapetes de oração representando vários religiosos temas.
A extrema riqueza de detalhes faz com que pareçam quase pinturas da vida real e, devido ao seu tamanho muitas vezes menor, os tapetes Qom não são usados apenas como tapetes, mas também pendurados nas paredes e apreciados como peças de arte decorativa de tapeçaria.
É preciso uma quantidade incrível de tempo e habilidade para fazer um tapete Qom e é compreensível que os tapetes Qom sejam mais comumente encontrados em tamanhos menores, embora às vezes também possam ser encontrados em tamanhos maiores.
Os tapetes têm combinações de cores bonitas e impressionantes e também podem ser encontrados em cores raras para tapetes persas, como verde claro e azul turquesa, que foram introduzidos por uma nova geração de designers. O fato de a produção de carpetes em Qom ser relativamente nova é bastante singular, com cores e padrões amplamente influenciados e desenvolvidos para atender à solicitação do ocidente de uma forma que outras áreas de carpetes mais tradicionais nunca o fizeram.
Os tapetes Qom, de todos os tipo de tapetes, continuam a ser os mais procurados por colecionadores em todo o mundo.