Os tapetes Sirjan são tecidos á mão por uma sub-filial da tribo Afshar, no distrito de Sirjan, localizado na grande província de Fars, no sul do Irão. Os tapetes eram originalmente parte do estilo de vida nómada e não foram feitos para vender comercialmente. Hoje em dia esta tendência mudou e estes são cada vez mais populares, principalmente devido à sua simplicidade e aos padrões menos preenchidos.
Os tapetes Sirjan eram tradicionalmente tecidos para uso pessoal, como parte de um costume antigo que faz parte da herança iraniana há vários milhares de anos, onde as raparigas começaram a tecer em tenra idade para mostrar a sua preparação para o casamento. O tapete acabado foi visto como um sinal de prontidão e oferecido como parte do seu dote.
Os tapetes Sirjan têm sido uma fonte de inspiração para muitos outros grupos nômades e as tribos Ghashghai e Afshar buscaram muito de sua inspiração para tapetes no divertido, mas sofisticado portfólio de design de tapetes Sirjan.
Todo e qualquer tapete é o resultado da expressão individual da mulher tecelã por trás dele e, embora dois tapetes nunca sejam idênticos, todos eles representam a natureza e toda a sua beleza de uma forma ou de outra. O design do tapete Sirjan é diversificado e apresenta tudo desde motivos intrínsecos de animais ou plantas que se repetem até designs geométricos e mais angulares que servem como um lembrete das raízes azerbaijanas da tribo Afshar antes de serem deslocadas há cerca de 500 anos.
Os tapetes Sirjan são atecidos usando o nó turco simétrico e feitos com algodão e lã fina do próprio rebanho de ovelhas da tribo. Os tapetes são normalmente muito macios e brilhantes, coloridos com corantes naturais de plantas e vegetais. Os desenhos e a cor são animados e divertidos, mas nunca esmagadores, o que os torna uma escolha perfeita na casa moderna.
Um tapete Sirjan é uma óptima forma de valorizar um espaço ou sala, ao mesmo tempo que traz um sentido de serenidade e calor para esse espaço.