A cidade de Nain está localizada no centro do Irão, nas proximidades de Isfahan. Hoje, os tapetes Nain são considerados um dos melhores exemplos de artesanato persa refinado, com muitos tapetes impressionantes com uma densidade de nós de um milhão de nós por metro quadrado e muito mais. No entanto, a produção de carpetes só começou nos anos 30 e Nain era conhecido até agora pela sua produção de tecidos de lã artesanais de alta qualidade. Com o declínio desse negócio, muitos tecelões de Isfahan foram importados e, assim, começaram a produção florescente de tapetes de Nain. Como resultado desse atraso, até hoje os tapetes Nain permanecem entre os menos exportados e são altamente valorizados e procurados pelos colecionadores em todo o mundo.
Os tapetes de Nain são feitos com lã superior e os tecelões costumam usar seda para destacar e acentuar detalhes florais e animais, principalmente pássaros na pilha. Os tapetes Nain, mais refinados, são feitos inteiramente de seda com uma urdidura de seda, conhecidos como tapetes Nain 4 La, são jóias preciosas de colecionador que têm muita semelhança com os tapetes Isfahan. Os tapetes tradicionais de Nain têm um medalhão central decorado com belos arabescos e motivos florais. Os tapetes são caracteristicamente encontrados em uma combinação de creme de marfim lindamente suave e azul marinho, mas também vêm em vermelho vinho, azul claro e às vezes até em verde esmeralda. A qualidade de um tapete Nain é determinada pelo número de ""La"" no tapete - la é a palavra farsi para camada. Os tapetes são 4La, 6La, 9La ou 12La, que se referem ao número de camadas de fios em cada fio de urdidura. Se você desenrolar um único fio de franja em um tapete Nain e contar o número de fios de que é feito, saberá que tipo de tapete Nain é. Quanto mais baixo o La, maior e mais alta densidade de nós o tapete tem. Um Nain 9 La tem aproximadamente 400.000 a 500.000 nós por metro quadrado, um Nain 6 La tem 3 fios em cada fio de franja com uma densidade de nó em torno de 850.000 - 1.000.000 nós e o exclusivo Nain 4 La tem 2 fios por fio e uma densidade de nó de 1.000.000 a 1.300.000 nós por metro quadrado. Hoje, os tapetes produzidos na cidade de Nain são principalmente tapetes de qualidade de 4 e 6 La e a produção mais comercial de 9 e 12 La está focada nas cidades de Kashmar e Mashad na área de Khorasan.
A cidade de Nain também abriga as oficinas Habibian de renome mundial e os tapetes Nain Habibian são alguns dos tapetes mais exclusivos e procurados do mundo, joias de colecionadores realmente valorizadas e valorizadas. Diz-se que o famoso atador de tapetes Fathollah Habibian (1903-1995) é “o pai dos tapetes de Naim” e hoje são raros os verdadeiros tapetes habibianos.
Patina
A nossa coleção de tapetes Patina é composta por tapetes persas mais antigos que mostram sinais de desgaste natural e envelhecimento. Os tapetes são cuidadosamente selecionados com a intenção de preservar a sua herança cultural e lhes dar uma nova vida. Todos os nossos tapetes Patina são lavados antes de serem submetidos a uma inspeção mais completa. Se algum sinal de dano for encontrado, estes serão restaurados e, se o pêlo não estiver todo cortado ao mesmo nível, este será suavemente polido para obter uma espessura uniforme e até mais brilho natural.
O resultado é um tapete único que ainda possui todas as qualidades de um tapete antigo tecido artesanal. Um tapete magnifico com um toque genuíno que foi intencionalmente preparado para ter uma aparência distinta de Patina: para ser descoberto e admirado pelas novas gerações.