Ghashghai

Os tapetes Ghashghai são tecidos pelas tribos nômades Ghashghai nos planaltos das montanhas do sudoeste do Irão. Esses nômades e hoje principalmente pastores e tecelões semi-nômades residem há séculos nas províncias de Fars, Khuzestan e Isfahan do sul. Hoje, a grande maioria concentra-se principalmente na área circundante de Shiraz, outrora o centro do Império Persa.

Historicamente, as tribos Qashqai (também Gashghai, Kashgai, Gaschgai) migravam duas vezes por ano entre suas pastagens de inverno perto do Golfo Pérsico e as pastagens de verão nas montanhas mais frias de Zagros.

Os tapetes e a arte de fazer carpetes, bem como a de kilims, bolsas, alforjes, tendas, fitas e outros ornamentos de tecido são uma parte proeminente da herança e cultura nômades. Hoje, essas decorações são muito apreciadas e podem ser encontradas em muitas casas modernas ao redor do mundo.

Os tapetes Ghashghai são feitos com lã e pêlo das ovelhas e cabras do rebanho e dos cavalos da tribo, e muitos dos padrões distintos ainda são tecidos a partir das memórias de arte passada de geração em geração. Os tapetes são tecidos em teares horizontais, onde o tecelão normalmente fica na parte já tecida do tapete durante o processo de tecelagem.

Os tapetes Ghashghai são encontrados em muitas combinações artísticas atraentes e impressionantes, que refletem um estilo de vida nômade e geralmente apresentam uma cor castanho-avermelhado quente. Os tapetes são muito duráveis ​​e, devido à praticidade das cores mais escuras, não são sensíveis à sujeira, tornando-os uma ótima opção para decorar áreas de passagem, como entradas, cozinhas e corredores.

Os padrões geralmente apresentam belos medalhões e retratam cenas da vida cotidiana com representações de pássaros, flores, árvores, humanos estilizados e animais de quatro patas. Os tecelões também buscam inspiração nas pinturas frescas e colunas de Persépolis, a antiga capital da Pérsia na época dos aquênides.

Os tapetes são tecidos com matéria-prima de boa qualidade e o fato deles tenderem a ser mais grosseiramente tecidos com uma densidade de nó de cerca de 180.000 nós por metro quadrado não é um sinal de baixa qualidade, mas sim de produção mais rápida e eficiente . Os tapetes Ghashghai são extremamente robustos e seus padrões menos detalhados e aparência mais primitiva tornam-nos muito vulgares em todo o mundo. Hoje, um número crescente de tapetes Ghashghai está a ser tecido para uso comercial por tecelões semi-nômades e é difícil encontrar um verdadeiro Ghashghai „antigo“.

Ler mais
Encontre o seu tapete
O meu tapete deve custar:
Ver como Grelha Lista

Tapetes 1-80 de 1075

Página
por página
Definir direção descendente
Ver como Grelha Lista

Tapetes 1-80 de 1075

Página
por página
Definir direção descendente
Copyright © 2021 Carpet Avenue GmbH. Todos os direitos reservados.