Os tapetes Ardekan são tecidos na cidade de Ardekan (Ardakan), situada no canto noroeste da província de Yazd, e arredores. A área é uma das mais enraizadas áreas de fabricação de tapetes do país e foi também historicamente um centro de criação de camelos.
Embora a cidade de Ardekan esteja geograficamente situada entre as cidades de Yazd e Nain, a influência dos tecelões provém principalmente de Keshan. Os tapetes são tecidos usando o nó assimétrico persa e são conhecidos pelos seus intrincados desenhos geométricos e cores brilhantes.
Os desenhos dos tapetes Ardekan incluem frequentemente um medalhão central rodeado por medalhões mais pequenos, todos dispostos num padrão simétrico. As cores utilizadas são ousadas e vibrantes, sendo os vermelhos, azuis, verdes, e amarelos os mais comuns.
Estes tapetes têm uma beleza clássica e uma elegância intemporal e, quando devidamente cuidados, podem durar muitos anos.
Patina
A nossa coleção de tapetes Patina é composta por tapetes persas mais antigos que mostram sinais de desgaste natural e envelhecimento. Os tapetes são cuidadosamente selecionados com a intenção de preservar a sua herança cultural e lhes dar uma nova vida. Todos os nossos tapetes Patina são lavados antes de serem submetidos a uma inspeção mais completa. Se algum sinal de dano for encontrado, estes serão restaurados e, se o pêlo não estiver todo cortado ao mesmo nível, este será suavemente polido para obter uma espessura uniforme e até mais brilho natural.
O resultado é um tapete único que ainda possui todas as qualidades de um tapete antigo tecido artesanal. Um tapete magnifico com um toque genuíno que foi intencionalmente preparado para ter uma aparência distinta de Patina: para ser descoberto e admirado pelas novas gerações.