O termo Gabbeh vem do persa Fasi e pode ser traduzido como cru, natural e sem cortes. Uma descrição perfeita para esses ilustres tapetes, com desenhos minimalistas simples, geralmente com muito poucos elementos decorativos, amplamente inspirados pela natureza.
Os tapetes Gabbeh são tecidos à mão com lã de alta qualidade e são provavelmente os mais conhecidos de todos os tapetes orientais feitos à mão. Estes são bastante encorpados em comparação com outros tapetes feitos à mão e podem ter até 2,5 cm de espessura, o que os torna extremamente macios e confortáveis para andar. São ótimos para absorver o som e encaixam-se facilmente na maioria dos ambientes e configurações.
Os tapetes gabbeh originais são os gabbeh persas, tecidos pelos nômades ghashghai. O charme rústico e a simplicidade dos tapetes tornaram-nos muito apreciados. Os tecelões indianos rapidamente entenderam isso e começaram a fazer seus próprios tapetes gabbeh indianos. Há também um terceiro tipo de Gabbeh, conhecido como Gabbeh Kashkooli, um tapete persa de Gabbeh com o pêlo mais curta e maior densidade de nós do que o Gabbeh persa original ou clássico.
Uma regra prática é que os tapetes persas Gabbeh são de qualidade superior aos tapetes indianos Gabbeh. São mais macios e duráveis, e a lã utilizada é de maior qualidade. Não é difícil distinguir entre os dois tipos e isso também se reflete no preço do tapete.